Elizabeth Caldeira Brito

Elizabeth Caldeira Brito
Casa de Campo em Alhué - Chile. Fotografia de Elciene Spenciere

Quem sou eu

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Elizabeth é Psicóloga, Professora de Educação Física e escritora. Sócia Titular-Cadeira 07 do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Membro da Academia de Letras do Brasil. Diretora Regional do InBrasCI - Instituto Brasilieiro de Culturas Internacionais. É Conselheira do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de Goiânia. 2ª vice-presidente da Comissão Goiana de Folclore-UNESCO. Obra: Dimensões do Viver, poesias - 2004; Quatro Poetas Goianos e um Pintor Francês, biografias - 2004; O Avesso das Horas & Outros - El reverso de Las Horas y Otros - L'Envers des Heures & Autres, Edição Trilingue, poesias - 2007.Traduções de Yvan Avena (para o idioma francês), Perpétua Flores e Ana Maria Patrone (para o idioma espanhol). A cultura plural de Bariani Ortencio (org) Kelps, 2009. A vinda da Família Real para o Brasil-200 anos (org.)Kelps, 2009. Permanências , artigos, Kelps/UCG -Goiânia 2009.Santuário da Cultura Universal, ensaios, Kelps - Goiânia, 2010. Amayáz, poesias, Kelps, 2012. Formação de Goiás Contemporâneo, (org) artigos. Kelps, 2013. FOTOGRAFIA DE MONIQUE AVENA

INDICAÇÃO PARA SÓCIA TITULAR DO IHGG



Indicação para Cadeira nº 07 do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás
pela Sócia Titular escritora Drª Ana Braga

Cadeira nº 07
Patrono:Arlindo P. Cardoso
Ocupante anterior: escritor José Asmar



Excelentíssimo Senhor
Dr. Aidenor Aires Pereira,
DD. Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás


A abaixo assinada, Sócia desta Instituição, respeitosamente, vem indicar a V. Exª. o nome de Drª. Elizabeth Abreu Caldeira Brito para figurar no Quadro dos Sócios Titulares deste Instituto Histórico.

Justificativa:

a) A Drª. Elizabeth Abreu Caldeira Brito é possuidora de um excelente curriculum vitae, (em anexo), comprovante de suas aptidões intelectuais, bem como assim, de sua longa página de serviços prestados ao ensino especializado em Goiás e, há doze (12) anos lotada no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás;

b) Drª. Elizabeth pertence à União Brasileira de Escritores – Sessão Goiás (UBE-GO); à Academia de Letras e Artes, Ciências e Artes de Campo Formoso; à Academia Belavistense de Letras, Artes e Ciências; à Comissão Goiana de Folclore, sendo nesta a Secretária Geral;é membro do Conselho do Patrimônio Artístico e Cultural de Goiânia e da Academia Goianiense de Letras;

c) Drª. Elizabeth como escritora, escreveu vários livros, em prosa e versos;

d) Drª. Elizabeth é, por títulos, distinguida como: Amiga da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (AFLAG) e Personalidade Cultural do Ano – 2005, pela União Brasileira de Escritores (EBE-GO);

e) Drª. Elizabeth participou de muitos Seminários e de vários Encontros Educacionais e Culturais, e ainda, do Projeto – Painel Memória Goianiense. Não há, pois, como negar sua dedicação pelos assuntos relacionados à evolução cultural de Goiás e do Brasil, cuja relação não pode e não se afasta, nunca, da história de nosso Estado e do Brasil e, evidentemente, de outros países, já que a história é um elo que une as tradições, a educação e as raízes dos grupos e sociedades humanas, base de todo conhecimento social, do mais próximo ao mais remoto.
Ainda, todos nós, sócios militantes desta Casa, somos testemunhos da dedicação, zelo e capacidade com que a Drª. Elizabeth Abreu Caldeira Brito exerce neste Instituto as funções de Chefe de Gabinete, o que a fez credenciada para, no mesmo cargo, seguir cooperando nas sucessivas administrações dos dignos Presidentes que por aqui tem passado.

No exercício dessas funções patenteia-se não somente a capacidade da indicada acima nominada, também seu amor aos assuntos historiográficos de Goiás e de nosso país.

E, mais ainda, a Drª. Elizabeth Caldeira Brito se recomenda por ser dotada de um caráter e personalidade que a recomendam a fazer parte do Quadro dos Sócios desta Instituição, que, por ser como é, tem seu nome resguardado no seio da nacionalidade brasileira.

Também, Senhor Presidente, o nosso espírito democrático que domina, modernamente as administrações de todas as Entidades públicas e particulares no Brasil e em outros países, recomendam a participação da mulher em todos os âmbitos das atividades, como cidadã prestante. Aí ela deve estar, contribuindo com sua inteligência, sua capacidade intelectual e seu civismo, para o bem comum.

Assim, juntamente a este o curriculum vitae da Drª. Elizabeth Abreu Caldeira Brito e, julgando ser justa e meritória a inclusão de seu nome no Quadro dos Titulares desta respeitável Instituição, peço seu favorável despacho a esta apresentação, antecipando, também aqui, meu confiante pedido de apoio à apresentada, a fim de que seja ela um dos membros deste Instituto Histórico.


Goiânia, 16 de novembro de 2006.

Ana Braga

Sócia Titular. Cad.- 49