Elizabeth Caldeira Brito

Elizabeth Caldeira Brito
Casa de Campo em Alhué - Chile. Fotografia de Elciene Spenciere

Quem sou eu

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Elizabeth é Psicóloga, Professora de Educação Física e escritora. Sócia Titular-Cadeira 07 do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Membro da Academia de Letras do Brasil. Diretora Regional do InBrasCI - Instituto Brasilieiro de Culturas Internacionais. É Conselheira do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de Goiânia. 2ª vice-presidente da Comissão Goiana de Folclore-UNESCO. Obra: Dimensões do Viver, poesias - 2004; Quatro Poetas Goianos e um Pintor Francês, biografias - 2004; O Avesso das Horas & Outros - El reverso de Las Horas y Otros - L'Envers des Heures & Autres, Edição Trilingue, poesias - 2007.Traduções de Yvan Avena (para o idioma francês), Perpétua Flores e Ana Maria Patrone (para o idioma espanhol). A cultura plural de Bariani Ortencio (org) Kelps, 2009. A vinda da Família Real para o Brasil-200 anos (org.)Kelps, 2009. Permanências , artigos, Kelps/UCG -Goiânia 2009.Santuário da Cultura Universal, ensaios, Kelps - Goiânia, 2010. Amayáz, poesias, Kelps, 2012. Formação de Goiás Contemporâneo, (org) artigos. Kelps, 2013. FOTOGRAFIA DE MONIQUE AVENA

sábado, 19 de fevereiro de 2011

MONIQUE AVENA, CRONISTA FRANCESA DO COTIDIANO GOIANO


No dia 18 de setembro de 2008, publiquei no Diário da Manhã, o artigo “Avena, depois do mundo Goiás”. Nele enfatizei as atividades culturais do casal francês Yvan e Monique Avena. Neste abordo o encantamento por Goiânia dos dois pares de olhos franceses e suas repercussões. As belezas goianas inundaram os olhares e espraiaram-se coração adentro. Por isso o casal, de rastros universais, escolheu a cidade como reduto definitivo.
Yvan e Monique Avena residiram na França, Argentina, Suécia, Guiné Bissau e Guatemala antes de se aquietarem em Goiânia. Apaixonaram-se pelo chão goiano, pela gastronomia e o clima, pelas flores, praças e bosques de eterna primavera. E a cidade, mais arborizada do país, reduto de bucólicas ilhas, margeadas pelos transeuntes que trafegam esperanças no centro urbano da agitada metrópole, acolhe com afetos os forasteiros.
Monique nasceu em Paris. Estudou secretariado e Banco. Atuou na área de Serviço Exterior em um banco de renome. Exerceu cargos no Ministério das Relações Exteriores na Embaixada da França, da Suécia, da Guiné Bissau e da Guatemala. Nesta última, apaixonou-se pela arte e pelo artesanato, dedicou-se ao estudo da cultura Maia. Tornou-se uma das maiores colecionadoras de Huipilis (vestimentas sagradas dos povos Maias da Guatemala). As roupas identificam as etnias. Preservam com honra, o legado do povo Maia na Guatemala de hoje. Integra o indivíduo à família, à comunidades e ao universo em que está inserido.
O acervo de Monique, o maior da América Latina, devidamente classificado, reúne 360 peças. Ela organizou exposições com a embaixada da Guatemala, em Paris, na Suíça e na Suécia. Em 2006 expôs, parte de seu acervo, no Museu de Arte de Goiânia.
Monique Avena distribui ao mundo as belezas que capta. Criou um blog para disseminar seu encantamento. Um tributo à cidade e ao estado que os acolheram. No idioma francês, leva ao longe o cotidiano da capital do estado. Goiânia, a mais bela cidade do cerrado brasileiro, já foi vista por mais de seis mil internautas. Pessoas de 73 países visitaram o blog, http://goiania-voila-pourquoi.blogspot.com, dentre eles: Egito, Bélgica, Estados Unidos, Chile, Espanha, Itália, Malásia, México, Áustria, Colômbia, Marrocos, Portugal, Ucrânia, Arábia Saudita, China, Japão, Hong Kong, Uruguai, Honduras, Senegal, Peru, Venezuela, Tunísia, Senegal, Espanha, Finlândia, Croácia, Guiana Francesa, etc.
O blog registra especialmente os eventos culturais e os recantos goianienses. Mostra ao mundo, porque Monique e Yvan estão aqui. As fotografias, da própria Monique, ilustram as crônicas da vida cotidiana de Goiânia. Recentemente as páginas eletrônicas vestiram-se de permanência. Transformaram-se em livro. “Choniques de la vie quotidienne a Goiânia” registra, para a posteridade, as notícias do efêmero instante.
A primeira edição do livro contém informações postadas nos anos de 2007 a 2010. Sob o olhar e a perspicaz observação de Monique Avena, as atividades da balzaquiana capital metrópole, mais jovem do Brasil, vão se desenhando. Encadernada luxuosamente, a publicação foi encaminhada a vários países da Europa. Goiânia, sua cultura, seus ícones e logradouros se despem sob olhares atentos, nas páginas multicores do livro. Alcançam diversos povos de distantes plagas.
Tanto o blog quanto o livro, mostram o porquê dos Avena estarem aqui. Justificam a escolha da cidade para viverem todos os amanhãs de suas vidas.
Que sejam duradouras as manhãs goianas, a despertarem os nobres hóspedes da cidade. Suas presenças honram este chão e seu povo. A historiografia goiana guardará, para além da cal desses dias, seus vestígios de amizade, cultura e conhecimento.



Artigo publicado no jornal Diário da Manhã dos dias 06 e 07 de fevereiro de 2011





2 comentários:

Unknown disse...

Esta cidade é uma das mais belas do norte do Brasil para morar. Eu acho que tem muitas coisas importantes para desfrutar, única coisa errada é o sistema de saúde do estado. Há meses que eu estou procurando um especialista em mastologiae eu não consigo encontrar.

Unknown disse...

Querida Beth, aos poucos vou fazendo meu passeio Literário por suas páginas encantadoras, são recheadas de vida, cores e informações... O encanto começa com o esplendor de nossa terrinha querida e recomeça em cada sorriso cheio de ternura, assim como o seu!!!
Parabéns!!!