Elizabeth Caldeira Brito

Elizabeth Caldeira Brito
Casa de Campo em Alhué - Chile. Fotografia de Elciene Spenciere

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Goiânia, Goiás, Brazil
Elizabeth é Psicóloga, Professora de Educação Física e escritora. Sócia Titular-Cadeira 07 do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Membro da Academia de Letras do Brasil. Diretora Regional do InBrasCI - Instituto Brasilieiro de Culturas Internacionais. É Conselheira do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de Goiânia. 2ª vice-presidente da Comissão Goiana de Folclore-UNESCO. Obra: Dimensões do Viver, poesias - 2004; Quatro Poetas Goianos e um Pintor Francês, biografias - 2004; O Avesso das Horas & Outros - El reverso de Las Horas y Otros - L'Envers des Heures & Autres, Edição Trilingue, poesias - 2007.Traduções de Yvan Avena (para o idioma francês), Perpétua Flores e Ana Maria Patrone (para o idioma espanhol). A cultura plural de Bariani Ortencio (org) Kelps, 2009. A vinda da Família Real para o Brasil-200 anos (org.)Kelps, 2009. Permanências , artigos, Kelps/UCG -Goiânia 2009.Santuário da Cultura Universal, ensaios, Kelps - Goiânia, 2010. Amayáz, poesias, Kelps, 2012. Formação de Goiás Contemporâneo, (org) artigos. Kelps, 2013. FOTOGRAFIA DE MONIQUE AVENA

terça-feira, 29 de junho de 2010

ARTE LUSITANA TRADUZINDO A CULTURA GOIANA


Elizabeth Caldeira Brito


A história da arte da azulejaria portuguesa remonta ao século XV. Originou-se da cerâmica Árabe. Em Portugal ganhou destaque pela possibilidade de utilização, tanto em espaços internos quanto externos. Tornou-se um singular aliado dos arquitetos, pelo seu impacto artístico, visual e decorativo. De reconhecimento internacional é um dos segmentos de maior originalidade, dentre as artes decorativas da Europa.
A azulejaria portuguesa atravessou mares e aportou em Goiânia. Nas mãos de Patrícia Lobo e Henrique Manuel ganhou novos olhares. Suas técnicas enriquecem a cultura goiana. Registram no brilho, impermeabilidade e cores dos azulejos a história, os costumes, as cores e as belezas de Goiás e do Brasil. Os trabalhos perenizam a arte por meio de painéis histórico-institucionais, decorativos, religiosos, faixas, barrados, placas e pastilhas de vidro.
Patrícia Lobo é goianiense, formou-se na ESBAL Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, especializou-se em gravura e pintura sobre cerâmica. Compõe o grupo de trabalho da Cooperativa de Gravadores Portugueses. Para o crítico de arte português e Diretor da Galeria de Arte do Casino Estoril, Edgardo Xavier: Patrícia Lobo aporta a um fascinante mundo de imagens, retrato de uma intimidade que se replica, multidimensionada, tocando-nos com sua sensibilidade ímpar.
Henrique Manuel nasceu em Lisboa. Reside em Goiânia desde 1995. Aqui edificou seu universo cultural. Dedicou-se exclusivamente à arte. Pesquisador, desenvolve com sua cara metade, projetos artísticos em várias cidades goianas e brasileiras. Em recanto bucólico de encantos mil, o casal mescla com harmonia: arte, natureza, cultura e amigos.
Patrícia e Henrique são responsáveis pela execução do painel iconográfico, Memória Goianiense, idealizado pelo escritor José Mendonça Teles, instalado no frontispício do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. A elaboração e a coordenação da execução do projeto, aprovado pela Lei de incentivo Cultural – Goyazes, ficaram a cargo desta articulista. A captação dos recursos coube a agenciadora, mestre em gestão do patrimônio cultural, Maria Amélia Rossi. O painel, com mais de 80m², eminentemente cultural e histórico, registra a figura dos pioneiros da construção da nova capital do Estado de Goiás - Goiânia, assim como, dos primeiros logradouros públicos, em suas feições originais. Estão contemplados ainda, os presidentes do IHGG, o primeiro prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas Borges e o da ocasião de inauguração do painel, Iris Rezende Machado; o primeiro governador de Goiás, Pedro Ludovico Teixeira e o então governador, Marconi Perillo. Para que se perpetue, no tempo e no espaço, as figuras públicas de então e de agora. A realização foi possível, graças ao mecenato das lojas Novo Mundo e da Brasil Telecom, atualmente Oi.
São de autoria de Patrícia e Henrique Manuel as artes em azulejaria portuguesa, do Balcão da Administração da Saneago, do Painel da Sociedade Goiana de Cultura, do Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central, dentre outros. Projetos artísticos que iluminam fachadas, amenizam o deslocamento dos transeuntes no estressante trânsito de Goiânia e traduzem, sob o olhar da arte lusitana, a múltipla cultura goiana.

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