Elizabeth Caldeira Brito

Elizabeth Caldeira Brito
Casa de Campo em Alhué - Chile. Fotografia de Elciene Spenciere

Quem sou eu

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Elizabeth é Psicóloga, Professora de Educação Física e escritora. Sócia Titular-Cadeira 07 do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Membro da Academia de Letras do Brasil. Diretora Regional do InBrasCI - Instituto Brasilieiro de Culturas Internacionais. É Conselheira do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de Goiânia. 2ª vice-presidente da Comissão Goiana de Folclore-UNESCO. Obra: Dimensões do Viver, poesias - 2004; Quatro Poetas Goianos e um Pintor Francês, biografias - 2004; O Avesso das Horas & Outros - El reverso de Las Horas y Otros - L'Envers des Heures & Autres, Edição Trilingue, poesias - 2007.Traduções de Yvan Avena (para o idioma francês), Perpétua Flores e Ana Maria Patrone (para o idioma espanhol). A cultura plural de Bariani Ortencio (org) Kelps, 2009. A vinda da Família Real para o Brasil-200 anos (org.)Kelps, 2009. Permanências , artigos, Kelps/UCG -Goiânia 2009.Santuário da Cultura Universal, ensaios, Kelps - Goiânia, 2010. Amayáz, poesias, Kelps, 2012. Formação de Goiás Contemporâneo, (org) artigos. Kelps, 2013. FOTOGRAFIA DE MONIQUE AVENA

domingo, 27 de junho de 2010

UM DIA DE CULTURA E DEVOÇÃO











13 de maio aconchegou diversas atividades ligadas à cultura Goiana. Foram três eleições: na União Brasileira de Escritores – Seção Goiás, na Academia Goiana de Letras e na Comissão Goiana de Folclore. Houve o lançamento do livro “Racismo à Brasileira: Raízes Históricas” do escritor Martiniano José da Silva. E, ainda, o vernissage “Tanta Maria: o culto a Nossa Senhora ao redor do mundo”.

A eleição da UBE-GO realizou-se em clima tranquilo. A chapa única “Um passo à frente”, pretende dar continuidade aos vários projetos em andamento. O atual presidente, escritor Edival Lourenço, foi reeleito por unanimidade, para o biênio 2010-2012. A Diretoria ficou assim constituída: Vice-Presidente, Brasigóis Felício; Secretário Geral, Valdivino Braz Ferreira; 1ª Secretária, Cecília Melo; 2ª Secretária, Ana Luísa Serra; 1º Tesoureiro, Bariani Ortencio e 2º Tesoureiro, Ubirajara Galli.

Na Academia Goiana de Letras, eleição acirrada. Concorreram à Cadeira nº 23, anteriormente pertencente ao poeta Helvécio Goulart, os escritores Iúry Rincon Godinho e Edival Lourenço. Foram necessários dois escrutínios para que se efetivasse a votação. No primeiro, não houve votos necessários (21) para a eleição de um dos candidatos. No segundo, sagrou-se vencedor o escritor Iúry Rincon Godinho que, recentemente, tomou posse da Cadeira nº 12 do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, antes ocupada por José Luiz Bittencourt.

A Comissão Goiana de Folclore elegeu a diretoria que comandará seus passos no biênio 2010-2012. A eleição e posse ocorreram na residência do escritor Bariani Ortencio, seu presidente por mais de dez anos. Anteriormente, ele havia indicado esta articulista para presidir a Comissão. Mas, devido a questões de saúde, adiamos o projeto. Assumo, doravante, a 2ª Vice-presidência. A nova direção é composta pelo Presidente de Honra, Bariani Ortencio; Patronesse, Regina Lacerda; Presidenta, Fátima Paraguassú; 1º Vice- presidente, Jadir Pessoa; Secretária Geral, Isabel Signorelli; 1º Secretário Adjunto, Ladislau Couto; 2º Secretário Adjunto, Alice Spíndola e Tesoureiro, José Mendonça Teles.

O lançamento do livro “Racismo à Brasileira: Raízes Históricas” em 4ª Edição, do escritor e atuante articulista do Diário da Manhã Martiniano José da Silva, seduziu a noite daquele dia no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. O presidente Aidenor Aires recepcionou a comitiva da cidade de Mineiros, que veio prestigiar, cantar e encantar Martiniano e os convivas goianos. A sonoridade musical ficou a cargo de Claudimar Oliveira e dos Violeiros do Cerrado. O Grupo de teatro Theaomai, sob a direção de Toninho Gomes, apresentou uma adaptação da peça “Auto de Zumbi”, de Martiniano. Pe. Josias Dias da Costa, da Academia Mineirense de Letras, fez a apresentação do livro. Neiba Vasconcelos, prefeita de Mineiros, discorreu sobre a importância da pesquisa e do trabalho desenvolvido pelo autor, como Secretário de Cultura do município. Ao final do evento serviu-se farto, original e criativo lanche de comida alternativa, composto de alimentos característicos do cerrado: pães de jatobá, paçoca de amendoim enriquecida de multimistura.

“Tanta Maria: o culto a Nossa Senhora ao redor do mundo” faz parte do “Projeto Galeria à Vista”, da PUC Goiás, uma realização do Sistema de Bibliotecas da PUC, Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central/PUC Goiás e Instituto Bertran Fleury (idealizado e dirigido por Graça Fleury) proprietário do acervo de dezenas de imagens sacras de Maria. A mostra teve seu vernissage no lusco-fusco do dia, com apresentação de cânticos religiosos em louvor a Maria, por Antônio César Caldas, Goiana Vieira e Maria Ludovico. Permanecerá aberta ao público até o dia 02 de junho no Hall da Biblioteca Central da PUC Goiás. Viajamos pelo mundo, nos corredores da exposição que apresenta-nos histórias de doze lugares turísticos, suas relações com a Virgem Maria e o culto e exaltação à Santa: tantas Marias em uma só - a Mãe de Cristo.

O constante fluxo de peregrinos e devotos ao encontro da fé e da devoção tornou esses locais conhecidos mundialmente. A intimidade dos fiéis com a Santa Mãe deu-lhe vários epítetos. Quando se referem ao local de aparição, nomeiam-na N. Srª de Fátima, de Lourdes ou da Abadia. Quando sofrem ou se encontram em perigo, chamam-na N. Srª do Perpétuo Socorro, do Parto, das Dores, Auxiliadora ou da Boa Morte. Quando a relação dá ênfase a fatos ou curas, reverenciam-na como N. Srª da Cabeça, Desatadora de Nós ou da Pena.

Em nossas orações, pedimos sempre a Maria que interceda e rogue por nós. Ela nos propicia a comunhão mais íntima com Cristo.

Namastê.

Nenhum comentário: