Elizabeth Caldeira Brito

Elizabeth Caldeira Brito
Casa de Campo em Alhué - Chile. Fotografia de Elciene Spenciere

Quem sou eu

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Elizabeth é Psicóloga, Professora de Educação Física e escritora. Sócia Titular-Cadeira 07 do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Membro da Academia de Letras do Brasil. Diretora Regional do InBrasCI - Instituto Brasilieiro de Culturas Internacionais. É Conselheira do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de Goiânia. 2ª vice-presidente da Comissão Goiana de Folclore-UNESCO. Obra: Dimensões do Viver, poesias - 2004; Quatro Poetas Goianos e um Pintor Francês, biografias - 2004; O Avesso das Horas & Outros - El reverso de Las Horas y Otros - L'Envers des Heures & Autres, Edição Trilingue, poesias - 2007.Traduções de Yvan Avena (para o idioma francês), Perpétua Flores e Ana Maria Patrone (para o idioma espanhol). A cultura plural de Bariani Ortencio (org) Kelps, 2009. A vinda da Família Real para o Brasil-200 anos (org.)Kelps, 2009. Permanências , artigos, Kelps/UCG -Goiânia 2009.Santuário da Cultura Universal, ensaios, Kelps - Goiânia, 2010. Amayáz, poesias, Kelps, 2012. Formação de Goiás Contemporâneo, (org) artigos. Kelps, 2013. FOTOGRAFIA DE MONIQUE AVENA

domingo, 27 de junho de 2010

O CRISTAL QUE RELUZ NA CULTURA GOIANA




Elizabeth Caldeira Brito

Neste espaço procuro abordar temas referentes à cultura de nosso estado, de nosso país e às vezes da América Latina. Este artigo pode parecer, mas não é diferente.
Estar aqui, desde sempre, nos faz testemunhas de conquistas por alguns habitantes destas plagas. São vitórias que nos enchem de orgulho, especialmente quando a memória nos revela, dentre poucas, uma trajetória de grande ascensão, sem, contudo, a perda do referencial humano, religioso e dos valores morais, éticos, sociais e culturais.
Refiro-me a dois rapazes e uma empresa. Os conheci em minha infância na “Vila” de onde nunca saí. Ela mudou seu perfil e seu nome: de Vila Operária a Setor Centro Oeste. Eles voaram alto, sem sair do solo goiano. E não esqueceram suas origens, a gratidão à família e às divindades que sempre os guiaram.
Os irmãos Walterdan Fernandes Madalena e Waldir Fernandes Madalena são os proprietários da empresa que leva o nome de Goiás para o Brasil e o mundo em qualidade e excelência: a Cristal Alimentos, detentora do Arroz Cristal, dentre outras. A empresa originou-se na Vila Operária. Aquela que tinha um bar que se chamava liberdade, na música de Siqueira e Renato Castelo, cantada por Marcelo Barra que, aliás, é o garoto propaganda da empresa, juntamente com a atriz Regina Duarte. Hoje, a marca é uma referência nacional no ramo de beneficiamento de arroz. “Possui o mais moderno parque industrial da América Latina, totalmente automatizado, sem, contudo, prescindir do ser humano, tratado em sua totalidade.” Nas palavras de seus empreendedores.
Walterdan veio para Goiânia, de Tesouro (MT), sua cidade natal, em 1957, para estudar. No ano seguinte chegou a família para atuar no comércio. Instalaram aqui uma pequena mercearia. Em 1966 os irmãos se uniram para o desenvolvimento do ideal de Walterdan Fernades. A primeira empresa “Comercial Amazonas” foi alavanca para o monumental complexo, que desde 2000, ocupa amplo e privilegiado espaço na BR 153, na cidade de Aparecida de Goiânia. O local, com mais de 130.000 m², inspira paz, tranqüilidade e harmonia em beleza arquitetônica. Belas carpas em águas límpidas e fontes de leveza e transparências recepcionam o visitante. O processo industrial funciona 24 horas por dia, ininterruptamente. A Cristal Alimentos é detentora de vários prêmios nacionais e internacionais. Continua expandindo atuações e espaço físico, um heliporto está em fase de conclusão.
Formado em Direito, Walterdan Madalena concilia uma visão futurista, de olho na modernidade tecnológica e administrativa, às suas referências místicas. Exímio estudioso e pesquisador religioso é líder de célula da Igreja Videira. Deixa rastros no mundo, em busca de tecnologia de ponta e de conhecimentos bíblicos. Arrebanha discípulos, que buscam o bem estar, a paz e o sucesso pessoal e comunitário. A Videira tem “o encargo de edificar uma igreja de vencedores, onde cada membro é um ministro e cada casa uma extensão da igreja, conquistando, assim, a geração para Cristo, através das células”.
Um acróstico com a palavra “arroz” define os objetivos da empresa: “A - Agradecer todos os dias a Deus pela oportunidade de viver uma vida produtiva visando o bem comum de todos os nossos colaboradores. R- Respeitar, valorizar e servir além dos nossos clientes, também os colaboradores, sócios, fornecedores e a nossa comunidade; preocupar e contribuir para, o seu bem-estar e operar com dignidade, de modo a merecer a sua confiança. R - Responsabilizar-se e manter sempre o alto padrão de qualidade, a fim de que o consumidor tenha na sua mesa o melhor arroz do Brasil; conduzindo os nossos negócios com honestidade. O - Os nossos produtos terão sempre a marca da qualidade arroz cristal que será obtida com o emprego da alta tecnologia existente no mercado e também da nossa vigilância constante em busca da excelência do produto. Z - Zelar e promover um trabalho gratificante, com uma compensação justa e um ambiente de trabalho agradável, que encoraje abertura, criatividade, autodisciplina e crescimento, envolvendo todos os colaboradores.”
Genuinamente goiana, a Cristal Alimentos sacia, não só a fome física do povo goiano e brasileiro, mas também, cultural e esportiva. Fomenta ações voltadas à cultura, a historiografia e ao esporte em Goiás. Seus proprietários acreditam nos honrados homens do passado que construíram futuros. Acreditam nos homens do presente e seu importante legado de arquivar memórias. Por acreditar nos ideais do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, de seus associados e da diretoria, sob a presidência do escritor Aidenor Aires, a empresa, mantém há tempos, patrocínio cultural e parceria com o Instituto Histórico, no trajeto de realizações e na guarda da memória histórica de Goiás. Pelos relevantes serviços prestados à cultura goiana, os irmãos Walterdan Fernandes Madalena e Waldir Fernandes Madalena, respectivamente diretor presidente e diretor comercial da empresa, receberam o título de Sócios Honorários da Instituição.
Humanistas, Walterdan e Waldir respeitam e valorizam o homem, a cultura, a história e a religiosidade. Merecem o nosso olhar de mesura, gratidão e reconhecimento.

Namastê.

Um comentário:

saulo pescador disse...

Elizabeth pesquisando sobre a vila operária para saber de suas origens dei com o seu blog puxa parabens...Sou o Saulo amigo de seus irmãos... De infancia conversei com voce um dia destes...Sabe eu tambem gosto de cultura o meu blog caso queira conhecer é - recanto remanso reentrancias...